top of page
  • Foto do escritorShara Mendonça

Hanseníase

Atualizado: 15 de mai. de 2018

A melhor prevenção é a informação.



A hanseníase, mais popularmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. Ela afeta os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele causando, geralmente, manchas esbranquiçadas em regiões do corpo como rosto, orelhas, mãos e pés.


Antigamente, devido a ausência de conhecimentos específicos, a hanseníase era tratada com grande preconceito, sendo associada a quem à tinha ao pecado, impureza e a desonra. O tratamento era, basicamente excluir os pacientes da sociedade, sendo proibido visitar locais públicos como igrejas e escolas.

No Brasil, até o ano de 1962, os portadores da doença eram obrigados a se isolarem em leprosários e queimar todos os seus pertences. Após a internação forçada deixar de ser obrigatória, a OMS (Organização Mundial da Saúde), passou a disponibilizar o tratamento com poliquimioterapia, que é o uso de antibióticos, gratuitamente para todos os pacientes do mundo.


Nos dias atuais, o predomínio da doença está diretamente ligada a condições precárias de habitação e higiene, acometendo regiões mais carentes, como Índia, Madagascar, Brasil, Moçambique e Nepal. Ambientes sujos, quentes e úmidos são locais ideais para a proliferação e desenvolvimento do bacilo, por isso em países de clima tropical, subtropical ou temperado, a incidência é bem maior.



Referências

https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hanseniase-lepra/

https://www.mdsaude.com/2009/11/hanseniase-lepra.html

https://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/star.htm?infoid=1182&sid=7

44 visualizações0 comentário
bottom of page