top of page
  • Foto do escritorShara Mendonça

Projeto de Pesquisa



Área/Linha de Pesquisa: Hanseníase.

Grupo de Pesquisa: Shara Mendonça, Katherine Leão, Letícia Kimi, Isaac Fialho, George Lucas.

Departamento: Curso de Graduação em Enfermagem.

Campus Universitário: Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia Campus Bom Jesus.

Faculdade/Instituto: Universidade Federal do Maranhão.

Período de Execução: 30 de março de 2018 a 15 de junho de 2018.

Titulo: Quais as principais complicações fisiopatológicas dos pacientes com hanseníase cadastrados no programa ESF de Imperatriz-MA?

Introdução

A hanseníase, mais popularmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. Ela afeta os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele causando, geralmente, manchas esbranquiçadas em regiões do corpo como rosto, orelhas, mãos e pés.

Antigamente, devido a ausência de conhecimentos específicos, a hanseníase era tratada com grande preconceito, sendo associada a quem à tinha ao pecado, impureza e a desonra. O tratamento era, basicamente excluir os pacientes da sociedade, sendo proibido visitar locais públicos como igrejas e escolas.

No Brasil, até o ano de 1962, os portadores da doença eram obrigados a se isolarem em leprosários e queimar todos os seus pertences. Após a internação forçada deixar de ser obrigatória, a OMS (Organização Mundial da Saúde), passou a disponibilizar o tratamento com poliquimioterapia, que é o uso de antibióticos, gratuitamente para todos os pacientes do mundo.

Nos dias atuais, o predomínio da doença está diretamente ligada a condições precárias de habitação e higiene, acometendo regiões mais carentes, como Índia, Madagascar, Brasil, Moçambique e Nepal. Ambientes sujos, quentes e úmidos são locais ideais para a proliferação e desenvolvimento do bacilo, por isso em países de clima tropical, subtropical ou temperado, a incidência é bem maior.

Objetivo

Identificar os sintomas mais comuns que acometem os pacientes diagnosticados com hanseníase, especificamente cadastrados no programa de Estratégia da saúde familiar da cidade de Imperatriz do Maranhão.


Metodologia

- Realizaremos pesquisa em campo nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro Cafeteira e Vila Redenção II, para identificarmos os pacientes com hanseníase.

- Aplicaremos um questionário com perguntas básicas como: nome do paciente, idade, há quanto tempo está diagnosticado com a doença, e quais os principais sinais e sintomas que são presentes no dia a dia.

- Faremos um levantamento de índice médio de quais complicações fisiopatológicas são mais comuns entre os pacientes.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page